Biblia - OVNIS - PROFETA EZEQUIEL-


Michael S. Heiser*, publicado em seu website



Abaixo estão (breves) comentários verso-por-verso sobre a visão de Ezequiel – com respeito a se o que ele viu era algum tipo de nave extraterrestre ou não. A visão de Mike [Heiser] é que todos os elementos da visão de Ezequiel referindo-se a seres ou objetos podem ser traçados de volta à iconografia do mundo do antigo oriente. Ezequiel estava emprestando imagens divinas familiares aos babilônicos (e que judeus exilados certamente identificariam) para “informar” sua audiência de que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus e ainda estava ativo (i.e., ELE, YHWH, ainda estava entronado no querubim, e não algum deus babilônico apesar das circunstâncias de Israel). Usar imagens e literatura do antigo oriente para propósitos teologicamente polêmicos era uma prática comum para escritoresbíblicos (ver o épico Baal o confronto entre Elijah e os profetas de Baal). As imagens usadas abaixo vêm de um livro pelo grande estudioso alemão, Othmar Keel – Jahwe-Visionen und Siegelkunst: Eine neue Deutung der Majestatsschilderungen in Jes, Ez 1 und 10 und Sach 4 (“Visões de Yahweh e Arte de Selo: Uma Nova Interpretação dos Retratos Majestosos em Isaias 6, Ezequiel 1 e 10, e Zacaria 4″), Verlag Katholisches Bibelwerk, Stuttgart, 1984-85).
Eu também devo notar que Ezequiel 1 e 10 são considerados como entre os capítulos mais problemáticos de todo o Antigo Testamento no que tange problemas críticos ao texto e discordâncias de manuscritos. Eu evitei lidar com eles já que a maioria dos leitores não conhecerá o idioma hebreu ou nunca terá feito crítica textual. Se você quiser conhecer os problemas pertinentes, veja a seção de discussão textual de Leslie Allen, Ezequiel 1-19, World Biblical Commentary, e o artigo de Daniel Block,
Ezequiel 1 (eu vou tentar manter a descrição das criaturas e a plataforma que elas estão apoiando juntas – e assim o verso abaixo estará fora de ordem). As “rodas” e o “mecanismo” são aparentemente parte de / inseparáveis das criaturas. Eu agruparei esses versos também.
As Criaturas e a plataforma
4. Eu vi o seguinte: Do lado norte soprava um forte vento. Foi então que eu vi uma grande nuvem e um turbilhão de fogo. Havia claridade em torno da nuvem e, no centro, um brilho faiscante, bem no meio do fogo.
obviamente, ainda não se fala de partes mecânicas.
5. Do meio da nuvem surgiu algo parecido com quatro animais, e cada um lembrava também uma forma humana. 6. Cada um tinha quatro rostos e quatro asas. 7. Suas pernas eram retas e seus cascos pareciam cascos de boi, só que eram brilhantes como bronze polido. 8. Debaixo das asas saíam mãos humanas pelos quatro lados. Seus rostos e asas também estavam voltados para as quatro direções. 9. A asa de cada um encostava na asa do outro. Ao se movimentarem, eles não se viravam, mas cada um ia para a frente. 10. O rosto deles era parecido com o rosto de um homem. Do lado direito tinham aparência de leão, e do lado esquerdo tinham aparência de touro. Os quatro tinham também aparência de águia. 11. As asas abriam-se para cima. Duas chegavam a encostar na asa do outro, e duas cobriam o corpo.
Aqui nós vemos os “seres” pela primeira vez. Note as imagens abaixo de estatuária que explicam essas figuras (salvo pela luminosidade, elas não lembram qualquer “ocupante” em avistamentos relacionados a OVNIs). As características relevantes são:
Aparência humana / humanóide
Quatro faces animais
Quatro asas
Pés retos
Cascos de boi
12. Todos se moviam para a frente, seguindo a direção para a qual o vento os conduzia. Enquanto se moviam, nunca se voltavam para os lados.
Eles aparentemente se moviam (tinham que se mover?) em conjunto
13. No meio dos animais havia uma coisa parecida com brasas acesas, queimando como tocha. Esse fogo se movia entre os quatro animais, era brilhante, e dele saíam relâmpagos. 14. Os animais, no seu vaivém, pareciam coriscos.
Esta contradição aparente ao dito acima (ou eles se moviam em conjunto ou não; ou eles tinham asas se tocando ou não – aqui eles são descritos como se movendo para frente e para trás) levou à noção de que estamos lidando talvez com dois grupos diferentes de criaturas.
22. Por cima da cabeça dos animais havia
aqui nós vemos que há algum tipo de plataforma acima das cabeças das criaturas; elas estão sustentando a plataforma.
uma coisa parecida com uma cúpula de cristal brilhante, estendida por cima da cabeça dos animais. 23. Sob a cúpula, suas asas ficavam voltadas uma para a outra, e cada animal tinha suas asas cobrindo-lhe o corpo. 24. O barulho de suas asas, que eu escutei, parecia o estrondo de águas torrenciais, como a voz do Todo-poderoso. Quando se moviam, ouvia-se um barulho como que de tempestade, como de acampamento. E quando paravam, abaixavam as asas. 25. Ouviu-se um barulho. 26. Por cima da cúpula que ficava sobre as cabeças dos animais havia algo parecido com uma pedra de safira, em forma de trono; e nele, bem no alto, algo parecido com um ser humano. 27. Vi em volta dele uma coisa como brilho faiscante, parecendo fogo, bem junto dele. Daquilo que parecia ser a cintura para cima, e também para baixo, havia algo brilhante como fogo, em toda a volta. 28. Esse brilho em torno dele parecia o arco-íris, que aparece nas nuvens em dia de chuva. Era a aparência visível da glória de Javé. Quando vi, caí imediatamente com o rosto no chão, e ouvi a voz de alguém que falava comigo.
Yahweh, a deidade, está no topo de uma plataforma sendo sustentada pelas criaturas
Resumo até agora:
As características relevantes (nós iremos pressupor a luminosidade, já que só temos estátuas de pedra ao nosso alcance) até agora são:
Aparência humana / humanóide sustentando algum tipo de plataforma
Deidade em cima da plataforma
Quatro faces animais daqueles sustentando a plataforma
Quatro asas nessas criaturas – asas tocando umas às outras
Criaturas têm pés retos que parecem cascos de boi
Ilustração 1 – Note as quatro faces
ezekie1 ceticismo
Ilustração 2 – Note as quatro asas e pés em cascos
das criaturas “sustentando” o deus do céu
(que de todo jeito pode voar!)
ezekie2 ceticismo
Ilustração 3 –Note as (quatro) pontas de asas das
criaturas tocando umas às outras
enquanto sustentam o deus e seu trono (ver Ezeq. 1:22ff.)
ezekie3 ceticismo
Ilustração 4 – Note o mesmo aqui
(apenas duas asas são visíveis na posição reclinada)
ezekie4 ceticismo
Ilustração 5 – Note os pés de cascos de boi na base do trono
ezekie5 ceticismo
Ilustração 6 – Note que na icnonografia do oriente antigo,
podia haver uma variedade de criaturas que sustentavam o trono
do(s) deus(es). Abaixo está uma amostra (se você quiser mais, por favor
confira a fonte abaixo).
ezekie6 ceticismo
E quanto a essas Rodas ?
15. Observando, vi uma roda no chão, ao lado de cada um dos quatro animais.
Aqui está uma roda — apresentada a nós do nada. Está claramente NO chão
16. No aspecto e estrutura, as rodas
agora nós temos mais de uma roda e algum tipo de mecanismo [estrutura, wheelwork] (Hebreu, GALGAL) descritos abaixo
tinham o brilho do topázio. O formato de uma era o formato das quatro; o aspecto e estrutura delas eram como se uma roda estivesse no meio da outra. 17. Rodavam para os quatro lados sem precisar virar. 18. O aro delas era muito grande e estava cheio de olhos por toda a volta. E isso, nas quatro rodas. 19. Quando os animais se moviam, as rodas se moviam junto com eles; quando os animais se levantavam, as rodas também se levantavam. 20. Na direção para onde ia o vento, iam as rodas. Elas subiam junto com os animais, porque o espírito dos animais estava nas rodas. 21. Quando os animais andavam, as rodas andavam também; quando os animais paravam, as rodas também paravam; quando eles se levantavam do chão, as rodas também se levantavam, porque o espírito dos animais estava nas rodas.
Ilustração 7 – Note o seguinte: (1) uma plataforma com rodas; (2) cabeças bovinas com asas se tocando –
e há 4 asas – algumas se tocam no topo, outras dobradas
no corpo da criatura; (3) pés com cascos adjacentes às rodas
ezekie7 ceticismo
Ilustração 8 – Embora não tão precisa quanto a imagem acima,
A imagem abaixo mostra deidades sendo transportadas em
plataformas / charretes com rodas que também podem voar
ezekie8 ceticismo
E quanto aos olhos nas rodas ?
1:18. O aro delas era muito grande e estava cheio de olhos por toda a volta.
Embora eu tenha visto pelo menos uma representação iconográfica de uma plataforma “com olhos”, ela ainda não está nas fontes que eu tenho (esperançosamente eu poderei encontrá-la novamente). Porém, nós sabemos que a visão de Ezequiel 1 está incompleta-a mesma visão no capítulo dez adiciona alguns detalhes interessantes:
Eze 10:9 9. Olhando bem, notei quatro rodas junto dos querubins (aqui nós descobrimos que as criaturas no capítulo 1 eram “querubins”), cada uma junto de um deles. E as rodas pareciam ter o brilho do topázio. 10. As quatro rodas tinham a mesma aparência. Sua estrutura era como se uma roda estivesse encaixada dentro da outra, 11. para que pudessem rodar nas quatro direções, sem ter que girar, pois já estavam orientadas na direção em que rodavam; enquanto avançavam, não se viravam. 12. Todo o corpo dos querubins, costas, mãos, asas e também as rodas, tudo estava cheio de olhos por todo lado.
Curiosamente, o querubim TAMBÉM estava coberto de olhos (onde estão as descrições de OVNIs / aliens combinando com isto?). EU de fato tenho algumas imagens onde criaturas aladas / querubins estão cobertas de olhos. A melhor é a que está abaixo:
Ilustração 9 – Note os olhos, as quatro asas, a aparência
humanóide (completa com um falo) e mãos humanas
ezekie9 ceticismo
O ponto de tudo isso é notar o fato que nenhum dos elementos da visão de Ezequiel é externo à iconografia religiosa da época (ou antes da época de Ezequiel). O elemento de nuvem / tempestade da visão é muito comum no Antigo Testamento, e é principalmente voltado a Baal, o rei dos deuses em Ugarit (o deus da tempestade), que está fora da Babilônia, ambos terrivelmente comuns no pensamento Israelita. Assim a visão de Ezequiel, em muitos aspectos, é uma amálgama de retratos teofânicos Israelitas (antigos) de Yahweh e elementos babilônicos, todos com a intenção de deixar Yahweh “apropriado”, expulsando o(s) deus(es) pagão(s)).
- – -
* Michael S. Heiser é doutorando do departamento de estudos hebreus e semíticos, University of Wisconsin-Madison, e autor do livro ‘The Facade‘.
Nota do tradutor: todas as citações do Antigo Testamento (Ezequiel, cap.1 e 10) foram retiradas de uma versão eletrônica em português da Bíblia. No texto original, Michael Heiser comenta citando a partir da Bíblia em inglês, versão do Rei Jaime. Para qualquer discrepância, confira o texto original de Heiser.



Segunda PARTE - EZEQUIEL E OS OVNIS - Biblia


Continuando o Estudo da Bíblia sobre Ezequiel e Objetos Estranhos contatando um Sábio de Israel, vejamos esta sequência: Ez.1,15. E vi os seres viventes; e eis que havia uma roda sobre a terra junto aos seres viventes, uma para cada um dos quatro rostos. l,16. O aspecto das rodas, e a obra delas, era como a cor de berilo; e as quatro tinham uma mesma semelhança; e o seu aspecto, e a sua obra, era como se estivera uma roda no meio de outra roda. 1,17. Andando elas, andavam pelos seus quatro lados; não se viravam quando andavam. 1,18. E os seus aros eram tão altos, que faziam medo; e estas quatro tinham as suas cambotas cheias de olhos ao redor. 1,19. E, andando os seres viventes, andavam as rodas ao lado deles; e, elevando-se os seres viventes da terra, elevavam-se também as rodas. 1,20. Para onde o espírito queria ir, eles iam; para onde o espírito tinha de ir; e as rodas se elevavam defronte deles, porque o espírito do ser vivente estava nas rodas. 1,21, Andando eles, andavam elas e, parando eles, paravam elas e, elevando-se eles da terra, elevavam-se também as rodas defronte deles; porque o espírito do ser vivente estava nas rodas. 1,22. E sobre as cabeças dos seres viventes havia uma semelhança de firmamento, com a aparência de cristal terrível, estendido por cima, sobre as suas cabeças. 1,23. E debaixo do firmamento estavam as suas asas direitas uma em direção à outra; cada um tinha duas, que lhe cobriam o corpo de um lado; e cada um tinha outras duas asas, que os cobriam do outro lado. 1,24. E, andando eles, ouvi o ruído das suas asas, como o ruído de muitas águas, como a voz do Onipotente, um tumulto como o estrépito de um exército; parando eles, abaixavam as suas asas. 1,25. E ouviu-se uma voz vinda do firmamento, que estava por cima das suas cabeças; parando eles, abaixavam as suas asas. ANÁLISE - Já falamos ao revisitar os 14 versículos iniciais que as palavras "seres viventes" e "espírito" ou "semelhança", nos fazem entender que se tratava de objetos (diríamos hoje, robôs). Do mesmo modo, rosto, face, aspecto, intenção, com tanta repetição, fazem que saibamos que era assim compreendidos os objetos como muito bem dirigidos por uma força interna. As asas se entendem muito bem como duplas hélices girando. Aqui já descreve o ruído dessas asas. Prestemos atenção ainda às "rodas", pois "o espírito (intenção?) do ser vivente" estava também nas rodas, tão grandes que metiam medo... Devemos ao final perceber que acima delas havia "uma semelhança de firmamento" "com a aparência terrível de cristal"... Que diríamos de uma "tela projetada no espaço" transparente, porém com figuras de gente e cadeiras com sábios assentados?

terceira parte


Nesta terceira parte repetimos a revisão dos textos; vejam que as visões são reais. Em Quatro trechos o profeta descreve os objetos e como foi levado a Tel-Abibe que estava em cativeiro. Ez.3,11. O Espírito o envia aos do cativeiro e lhes...3,12. E levantou-o o Espírito, com uma voz de grande estrondo, que bendizia a glória do SENHOR. 3,13....havia o ruído das asas dos seres viventes, tocando umas nas outras, e o ruído das rodas, com grande estrondo. 3,14. Então o espírito o levantou, e levou, amargurado... porém a mão do SENHOR era forte sobre ele. 3,15. E foi a Tel-Abibe, aos do cativeiro, que moravam junto ao rio Quebar, e ali morou onde eles moravam por sete dias, "pasmado no meio deles". 3,16. Ao fim de sete dias temos a descrição prosseguindo em Ez.3,21.onde conta que o profeta avisando o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente livra a sua alma. 3,22. E o Senhor lhe disse para sair ao vale. 3,23. E levantou-se e a glória do SENHOR estava ali, como a glória que havia visto junto ao rio Quebar; 3,24. Então o Espírito mandou entrar, encerrar-se dentro da sua casa. E em Ezequiel 10, prossegue com as descrições: Ez.10,8...onde aparecem os querubins com mão de homem debaixo das suas asas. 10,9. Então olhou, e as quatro rodas junto aos querubins, uma junto a cada querubim, com o aspecto e a cor da pedra de berilo. 10,10 e as quatro eram como se estivesse uma roda no meio de outra roda. 10,11. Andavam para os quatro lados e não se viravam quando andavam, 10,12. Descreve que todo o seu corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas e as rodas, as rodas que os quatro tinham, estavam cheias de olhos ao redor. 10,13. E, quanto às rodas, o Espírito lhes gritava: Roda! 10,14. Explica que cada um tinha quatro rostos: o primeiro era rosto de querubim, e do segundo, rosto de homem, e do terceiro era de leão, e o quarto de águia. 10,15. Os querubins eram os mesmos seres viventes que o profeta vira junto ao rio Quebar. 10,16. .. andavam as rodas com eles; e as suas rodas não se separavam deles. 10,17. Parando paravam e, elevando elevavam-se elas, porque o espírito estava nelas. 10,18. Então saiu a glória do SENHOR de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins. 10,19. Os querubins se elevaram da terra aos olhos de Ezequiel, e as rodas os acompanhavam pois a glória do Deus de Israel estava sobre eles. 10,20. Eram os mesmos seres viventes que viu junto ao rio Quebar, e conheceu que eram querubins. 10,21. Do mesmo modo tinham quatro rostos e quatro asas, e mãos de homem debaixo das suas asas. 10,22. Seus rostos eram os rostos que ele tinha visto junto ao rio Quebar, e andavam para diante do seu rosto. As viagens do Profeta nos OVNIS são mais. Vejamos agora em Ezequiel 11:22, que os querubins elevaram as suas asas, e as rodas os acompanhavam; e a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles. 11,23. E a visão do SENHOR se levantou se pôs sobre o monte ao oriente da cidade. 11,24. Depois o Espírito levantou e levou Ezequiel à Caldéia, para os do cativeiro. 1,25. Ele falou aos do cativeiro todas as coisas que o SENHOR lhe havia mostrado. ANÁLISE - Como falamos nas outras duas análises, a linguagem não fica difícil de interpretar, já que hoje se fala a toda hora das aparições de seres superiores. Avisamos a nossos leitores que a Bíblia tem que ser levada muito a sério e devemos aceitar quase ao pé da letra o que lemos, pois um dia entenderemos, se hoje mal percebemos do que está falando.


SINOPSE ESCATOLÓGICA DAS PROFECIAS

Em suma, o Livro do Apocalipse e os antigos profetas bíblicos, revelam-nos que, primeiro haverá uma situação de caos generalizado que se instalará em todo o mundo. Essa confusão geral criará uma clima de instabilidade que nos levará a uma nova guerra mundial que podemos rotular de A Terceira Guerra. Essa Terceira Guerra Mundial vem aos poucos sendo materializada com o clima de rivalidade entre as nações ocidentais e orientais, principalmente no que diz respeito as questões árabes-muçulmanas e Israelense, aliadas ao domínio financeiro, econômico, comercial e militar que exercem as nações ocidentais imperialistas sobre o resto do mundo. Todos sabemos que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha protegem O Estado de Israel de qualquer pressão internacional e dos estados muçulmanos estabelecidos no Médio-Oriente. Com o fim da Antiga União Soviética e a crescente hegemonia econômica da China Comunista, tecnologias outrora em poder dessas grandes potências nucleares, vem sendo repassada as nações muçulmanas mais fundamentalistas, como O Irã, A Síria e A Líbia. Em contrapartida, os Estados Unidos, A Inglaterra e a França, deixaram com que outras nações adquirissem poder nuclear e nada foi feito para impedir. Assim, Índia, Paquistão e o próprio Israel, possuem já a algum tempo, seus arsenais nucleares. No Extremo Oriente e na Ásia, nações como, Coréia do Norte, desafiam as potências Ocidentais na questão nuclear, que somente não é resolvida a força por causa da proteção da China aos norte-coreanos. No Oriente-Médio, o Iraque, muito embora não tenha nenhum arsenal nuclear, foi sumáriamente invadido pelos Estados Unidos com o apoio unilateral da Grã-Bretanha. Mas, a questão da invasão do Iraque, tem seus reais fundamentos na questão nuclear e bélica Iraniana, pois, as tropas norte-americanas e aliadas estacionadas do Iraque, protegem Israel e outros aliados ocidentais no Médio-Oriente, contra um possível ataque miltar e contra uma eventual invasão vinda do Irã, que primeiro teria que passar pelo território Iraquiano. O outro ponto na questão Iraquiana, é que, estacionadas no Iraque, as tropas norte-americanas, estão preparando um futuro ataque aéreo e terrestre contra o Irã, antes que esse país muçulmano, que não é árabe, mas, sim Persa, adquira mais poder bélico e possa contra-atacar primeiro. A invasão do Iraque, portanto, é em primeiro plano uma questão de estratégia militar e em segundo plano, uma questão de expansão do império norte-americano no Oriente-Médio, visando o controle de uma outra questão de segurança na região – O Petróleo. Mas, aquém, das questões e conflitos no Médio-Oriente, um outro problema surgirá tomando todo o mundo de assalto: A Europa Central – França e Itália -, serão sacudidas por graves questões sociais e políticas, que levarão essas duas importantes nações Latinas da Europa a um estado de revolução interna – guerra civil. Essas insurreições na França e na Itália, acontecerão quase que simultaneamente, envolvendo principalmente a Alemanha vizinha, pois, essas graves convulsões, terão razões políticas de cunho socialista que durarão de 3 a 5 meses até serem debeladas completamente. Mas, antes muita gente morrerá nessa guerra onde serão usadas até armas atômicas. “Vejo a Torre Eiffel dobrando-se até o chão, fundida pelas labaredas do fogo atômico. Vejo o Sena repleto de corpos de pessoas que se atirarão nas águas do rio em chamas para fugir do fogo. Velo sangue, fogo e discórdia caírem sobre Roma e o Vaticano, mas, Benedictus XVI, não estará na Santa Sé e sim na França, onde irá de encontro ao seu trágico destino”. Se avizinha uma grande convulsão mundial que surpreenderá a todos e será anunciado o fim do mundo. As pessoas esperarão o fim do mundo, mas, o mundo não chegará ao seu fim, mas, sim a um novo e curto começo, que nos levará 3 anos e meio depois, a um derradeiro fim. A grande maioria das pessoas acreditará no Príncipe de Trajos Brancos, que salvará quase que milagrosamente o mundo da destruição. Tudo o que acontecerá nos 5 meses antes dele assumir o seu reinado, será para preparar o sua vinda. A grande maioria das pessoas acreditarão que ele salvou mesmo o mundo e que ele foi enviado por Deus. Ele será aceito como o Salvador do Mundo, a guisa de Jesus, que foi recusado pelos seus e morto. O mundo o aceitará e o adorará como se ele fosse Deus. O Grande Rei, tornar-se-á Sumo Pontífice de uma nova igreja católica romana e Rei de um império apoiado por 10 nações poderosas. Tudo será mudado, o calendário e as leis atuais que regem nossa sociedade serão mudados e todos sem exceção, seremos obrigados a aceitar a Nova Ordem Mundial que será instaurada e imposta a todos: sejam ricos ou pobres, grandes ou pequenos, livres ou escravos. Quem não aceitar as imposições da Nova Ordem Mundial será perseguido e morto. Mas, lembremo-nos do que disse Jesus: “Aquele que achar a sua vida, esse a perderá, mas, aquele que perder a sua vida, esse a achará”. Portanto, aqueles que não tiverem medo de morrer, serão salvos, mas, os que aceitarem e adorarem O Anti-Cristo, renunciando a sua fé no Cristo por medo da morte, esses não encontrarão a salvação, mas, sim a destruição. “Aqueles que tem ouvidos para ouvir, que ouçam o que a voz do Profeta vem dizer a todo o mundo: Vigiai e estais atentos aos sinais que serão dados as todas as gentes de todas as nações antes do derradeiro fim”. JÁ ESTÁ NA HORA DA HUMANIDADE SABER A VERDADE SOBRE AS PROFECIAS E O FUTURO DO MUNDO!http:://WWW.OPROFETAMUNDIAL.GOOGLEPAGES.COM O PROFETA MUNDIAL – THE WORLD PROPHET